top of page
  • Foto do escritorDakila News

Documentário: Os Povos Indígenas Tukanos

Atualizado: 13 de jul. de 2023

A equipe de Dakila Pesquisas, visitou as Terras Indígenas do Balaio em novembro de 2022. Durante essa estadia, eles gravaram um documentário sobre as dificuldades dessa aldeia, que foi lançado nessa segunda-feira, dia 10 de julho, com o título “Povos Indígenas Tukanos”.

Canal do YouTube: Urandir Responde


Localizada no município de São Gabriel da Cachoeira no Amazonas, a aldeia Balaio apresentou diversos aspectos do seu cotidiano incluindo educação, alimentação, infraestrutura, saúde e plantas medicinais.


No aspecto da educação, os moradores relataram um baixo índice de alunos devido à ausência de um transporte escolar, fazendo inclusive que alguns alunos larguem a escola. Além disso, muitos relataram a falta de interesse das crianças na língua materna, preferindo aprender e falar o português.


Sala de aula da aldeia


Em relação as estruturas físicas da escola, o relato foi de precariedade, sendo que a instituição carece de quadros, cadeiras, sala de professores, biblioteca, auditório, aulas de informática e uma área de lazer como um ginásio. Ademais, apesar da existência de um gerador, não se tem energia na aldeia.


Sala de aula da aldeia


Esse fato, também afeta diretamente na saúde da comunidade. O polo base que existe lá, necessita de recursos básicos e medicamentos. Os agentes de saúde relataram a impossibilidade de se fazer um acompanhamento correto, por conta dessa carência de equipamentos. Apesar de toda essa precariedade alegada em relatórios, a razão é sempre a mesma: falta de verba.


Polo de saúde da aldeia



Polo de saúde da aldeia


Dentro da situação odontológica, um dentista é encaminhado em meses alternados (um mês sim e o outro não), e devido a falta de energia o procedimento mais comum é a extração dos dentes.


Ao longo da pandemia, a aldeia não tinha acesso a remédios como paracetamol e dipirona, nem mesmo uma equipe multidisciplinar para auxiliar no cenário. Apesar de ninguém ter morrido nesse período, os moradores alegam que foi graças aos remédios tradicionais.


Pequeno arbusto - N~ama Patu. Utilizado como remédio para curar catarata.


Pingando o leite da folha no olho (só é feito por pessoas que conhecem esse tratamento)


Em suma, a equipe de Dakila montou esse vídeo, para expor a realidade dessa aldeia e auxiliar numa solução para essas dificuldades. O Cacique Álvaro Tukano comentou que já foram realizadas diversas reuniões e documentos para assessores, porém que não obtiveram retorno algum. Esclarecendo o papel de Dakila, o pesquisador Rafael Hungria disse “Nós estamos aqui para perguntar justamente o oposto, o que nós podemos fazer pra colaborar? O que nós podemos fazer pra ajudar no resgate da tradição, pra estarmos em parceria todos juntos?”



Comments


bottom of page